Hospital da Luz mostra soluções inovadoras de formação médica no AIMS Meeting

O Hospital da Luz Learning Health foi patrocinador científico e desenvolveu diversas iniciativas no AIMS Meeting 2019, o maior congresso na área biomédica organizado por estudantes de Medicina, que decorreu entre 14 e 17 de março na Aula Magna de Lisboa. Com mais de 900 participantes, esta foi a 10.ª edição do Annual International (bio)Medical Students Meeting (AIMS), que é anualmente promovido sobretudo pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, com o objetivo de destacar a importância da formação médica para todos os alunos de ciências da saúde.

O Hospital da Luz Learning Health realizou dois workshops de simulação médica: um dedicado à ‘Ecografia em contexto de cuidados críticos’ e o segundo à ‘Cateterização venosa central ecoguiada’, que foram ministrados pelos formadores André Casado e André Alexandre, médicos internistas do Hospital da Luz Lisboa. O Hospital da Luz Learning Health foi também responsável pela organização e supervisão da grande final da competição clínica do AIMS, que esteve a cargo de Cátia Costa, responsável pelo Centro de Simulação do Hospital da Luz Learning Health, e André Casado.

undefined 

Além do conhecimento transmitido nestas três atividades de formação, o Hospital da Luz Learning Health esteve também presente no espaço de exposição do AIMS, com simuladores de procedimentos médicos e de alta-fidelidade que são habitualmente usados nos cursos do seu Centro de Simulação e que aqui cativaram a atenção de todos os participantes. Durante três dias intensivos, estes tiveram a oportunidade de ver e experimentar o simulador para prática de laparoscopia em Ginecologia, o Pediatric Hal (o simulador de doente pediátrico mais avançado do mundo), o Premature Anne (simulador de um bebé prematuro de 25 semanas) e o simulador de parto PROMPT. 

Na competição clínica, esteve em palco o SimMan 3G, um simulador que mimetiza de forma realística um paciente adulto, tendo-se recriado um ambiente de urgência, onde, mediante as manifestações clínicas do ‘paciente’, duas equipas de estudantes tiveram que atuar na sua resolução, tal como teriam de fazer numa situação real.

Estas iniciativas do Hospital da Luz Learning Health – a empresa do Grupo Luz Saúde dedicada à formação, investigação e inovação – foram muito bem acolhidas no AIMS, com os futuros médicos a mostrarem grande interesse em continuar a desenvolver esta experiência de aprendizagem diferenciadora.

 

undefined