Investigação de Vasco Mascarenhas e Paulo Rego publicada no American Journal of Sports Medicine

O American Journal of Sports Medicine, a mais conceituada publicação científica mundial na área da medicina ortopédica desportiva, publicou na sua edição de novembro o trabalho de investigação uma equipa multidisciplinar liderada pelo médico radiologista Vasco Mascarenhas e pelo médico ortopedista Paulo Rego, ambos do Hospital da Luz Lisboa, que consistiu na definição de fatores morfológicos preditivos de problemas da anca.

Os valores normativos, obtidos através de ressonância magnética, servem de referência para a deteção precoce das situações de doença e a definição atempada dos cuidados de saúde mais adequados. Para este trabalho, foram incluídas 372 pessoas saudáveis e 176 com dor articular, tendo a equipa procedido à caracterização de 548 ancas.

Vasco Mascarenhas (à direita, na foto em cima) é responsável pela unidade de Imagem Músculo-Esquelética do Hospital da Luz Lisboa e Paulo Rego (à esquerda, na foto) o diretor do Serviço de Ortopedia da mesma unidade.

Leia o resumo do trabalho Can we discriminate symptomatic hip patients from asymptomatic volunteers based on anatomic predictors?  

Veja o video