Primeiros cursos de simulação em Portugal de cirurgia oftalmológica

O Centro de Simulação do Hospital da Luz Learning Health vai realizar, em março e abril próximo, quatro cursos de simulação de cirurgia oftalmológica, nomeadamente, cirurgia de catarata e vitreorretiniana.

São os primeiros cursos de simulação realizados em Portugal nesta área, destinados a médicos internos e a especialistas.

A simulação clínica é uma metodologia educacional interativa e inovadora que visa melhorar o conhecimento, a performance clínica e os níveis de confiança dos alunos e profissionais da área da saúde, procurando responder aos desafios colocados à educação médica atual. Com efeito, o treino baseado em simulação proporciona uma aprendizagem em ambiente seguro, realístico e previsível, sem pôr o doente em risco.

A primeira destas formações – o Curso Básico da Catarata – é já no próximo dia 22 e 23 de março, para médicos internos do 1.º e do 2.º ano da especialidade. O Curso Avançado da Catarata e o Curso Básico de Cirurgia Vitreorretiniana (destinados a especialistas e a médicos internos a partir do 3.º ano) realizam-se a 30 de março e a 5 e 6 de abril, respetivamente.

Para 29 de março está previsto um Vídeo Simpósio em Cirurgia da Catarata Complexa, com o apoio dos principais cursos internacionais de cirurgia da catarata. Através de videoconferência e interação com o auditório, esta será uma oportunidade para apresentar e discutir casos cirúrgicos com convidados estrangeiros como Robert Osher (EUA), Ike Ahmed (Canadá), Guadalupe Cervantes (México), Luis Escaf (Colômbia), Gerardo Valvecchia (Argentina), Fernando Soler (Espanha) e Oscar Asis (Espanha).

A direção destes cursos é de Filomena Ribeiro, diretora do Serviço de Oftalmologia do Hospital da Luz Lisboa, e a coordenação é de Rita Dinis da Gama, médica oftalmologista da mesma unidade, contando as sessões de formação com a participação de todos os elementos deste serviço. O Hospital da Luz Learning Health é a empresa do Grupo Luz Saúde dedicada à formação, investigação e inovação.

Programas detalhados e inscrições