Rastreio gratuito do glaucoma

O Hospital da Luz Oeiras realiza, no dia 17 de março, no âmbito da Semana Mundial do Glaucoma, rastreios gratuitos desta doença. A iniciativa vai decorrer nos gabinetes da especialidade de Oftalmologia (edifício B, piso -1), entre as 9h e as 13h, sendo necessária marcação prévia para o e-mail tecnicos.ortoptica.oeiras@hospitaldaluz.pt (inscrições limitadas).

O glaucoma é uma doença que provoca alterações irreversíveis no nervo ótico. Se não for detetado e tratado a tempo, provoca perda progressiva de visão e cegueira – e daí que seja conhecido como o ‘ladrão silencioso da visão’. A Semana Mundial do Glaucoma – entre 11 e 17 de março – é uma iniciativa da Associação Mundial do Glaucoma que reúne entidades de saúde da área da oftalmologia e organizações de doentes. Em Portugal, estima-se que a doença afeta mais de 100 mil pessoas.

Qualquer pessoa pode desenvolver glaucoma, mas algumas apresentam um risco maior: a existência de história familiar, os diabéticos, as pessoas com espessura de córnea reduzida ou alterações estruturais do nervo ótico, as de raça negra e as medicadas de forma crónica com corticoides. A pressão ocular é um dos fatores que predispõem ao glaucoma, embora ter uma pressão ocular alta não seja o mesmo que ter glaucoma, que só se verifica se o nervo ótico estiver lesado. Mas quer a pressão ocular alta quer o glaucoma não dão sintomas até uma fase muito tardia da doença.

O diagnóstico precoce, através de rastreio específico, é, assim, a forma mais eficaz de combater a doença.