HBA é centro europeu de formação em controlo de infeções

O Hospital Beatriz Ângelo (HBA) foi reconhecido como centro de excelência em controlo de infeção pela Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ESCMID, na sigla inglesa). 

Depois do Hospital de S. João, no Porto, o HBA é a segunda unidade hospitalar em Portugal a ser reconhecida como «collaborative centre» pela ESCMID, podendo receber e dar formação em controlo de infeção a médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais de saúde de todo o mundo.

Criada em 1983, a ESCMID é uma organização não-governamental sediada em Basileia (Suíça) e cujo objetivo é o combate às infeções, tendo como lema ‘Promoting science, combacting infections’. Para isso, desenvolve múltiplas ações de formação e apoia projetos de investigação para melhorar as práticas clínicas de prevenção, diagnóstico e tratamento.

O controlo de infeção e a resistência aos antimicrobianos é uma prioridade do Grupo Luz Saúde, que gere o HBA. Desde a abertura, em fevereiro de 2012, que o HBA dispõe de uma equipa própria para esta área, coordenada pelo médico internista Carlos Palos – representante de Portugal no Professionals Affairs Subcommittee da ESCMID e que participou na elaboração do European Training Program on Infection Prevention and Control da organização.

Neste âmbito, para além de estágios, através do Hospital da Luz Learning Health, vão ser realizados proximamente dois eventos formativos inseridos no European Training Program on Infection Control, uma iniciativa da ESCMID em parceria com o European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) e a European Union of Medical Specialists (UEMS): a 7 de abril, o congresso internacional ‘Improving antimicrobial prescription and infection control in the Emergency Room’ e, a 22 e 23 de setembro, o cruzo Lisbon Autumn simulation course on infection control and antibiotic stewardship (22 e 23 de setembro).