Otorrinolaringologistas do Hospital da Luz organizam curso de referência

Otorrinolaringologistas do Hospital da Luz Guimarães organizam curso de formação prática Around the Nose, na Escola de Medicina da Universidade do Minho.

A 5ª edição do Around the Nose, curso anual de formação prática em otorrinolaringologia, realizou-se entre 14 e 16 de junho, na Escola de Medicina da Universidade do Minho, em Braga, e o balanço final foi considerado muito positivo pelos organizadores, Fausto Fernandes, otorrinolaringologista e diretor clínico do Hospital da Luz Guimarães, e Francisco Moreira da Silva, especialista da mesma unidade (ambos na foto, em cima).


Iniciado em 2011, o Around the Nose destina-se sobretudo a médicos mais jovens e já deu formação a cerca de 300 especialistas portugueses e estrangeiros em três grandes áreas da otorrinolaringologia: cirurgia endoscópica nasossinusal e da base do crânio, rinosseptoplastia e cirurgia do sono. O curso inclui, além da parte teórica, uma formação hands-on, com dissecação em cadáver.

«O Around the Nose permite aos formandos praticar no cadáver, o que é essencial para que possam posteriormente tratar os doentes. No entanto, a parte teórica é igualmente importante, porque os palestrantes executam e demonstram as técnicas cirúrgicas adequadas e mais atuais», salientou Francisco Moreira da Silva, em declarações à publicação Just News. «As vagas esgotaram rapidamente e, apesar da limitação do número de inscrições, já somos solicitados por muitos colegas que querem vir no próximo ano», acrescentou Fausto Fernandes ao mesmo jornal. Vários participantes salientaram, por seu turno, que o curso «permite um maior conhecimento na aplicação das técnicas, de forma a serem executadas, posteriormente, de forma mais segura para o paciente».

O Around the Nose tem a certificação do Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Pode conhecer melhor as linhas assistenciais e os especialistas de Otorrinolaringologia do Hospital da Luz Guimarães aqui.