Mariana Monteiro no Porto Canal: ‘A obesidade é a epidemia do Séc. XXI’

Mariana Monteiro no Porto Canal

Mariana Monteiro, médica endocrinologista do Hospital da Luz Arrábida, participou no programa ‘Consultório’ do Porto Canal emitido a 12 de outubro, a propósito do Dia Mundial da Obesidade. «A obesidade é, de facto, a epidemia do Séc. XXI e o primeiro passo para agirmos e tentarmos reverter a situação é reconhecer isso mesmo, que é uma doença», salientou a especialista, que explicou as causas, fatores de risco e possíveis terapêuticas. 

A avaliação da eventual obesidade de um doente deve ser feita em qualquer consulta: se o Índice de Massa Corporal for superior a 30, está-se perante uma pessoa obesa. «Mas se o índice for inferior, isso não quer dizer que a situação é normal, podemos estar perante uma pessoa em pré-obesidade e em que temos já de planear algum tipo de intervenção», explicou Mariana Monteiro.

Estima-se que cerca de 60% da população portuguesa é obesa ou pré-obesa – o que conduz a outras doenças, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e mesmo cancro –, sendo o estilo de vida o principal motivo. «Fazemos geralmente uma ingestão calórica que é superior às nossas necessidades», referiu a médica endocrinologista, acrescentando que mudar os hábitos alimentares e o estilo de vida é o primeiro nível de uma intervenção terapêutica, que pode depois evoluir para o tratamento farmacológico ou mesmo a cirurgia, consoante a gravidade da situação do doente.

Veja aqui a participação de Mariana Monteiro no programa do Porto Canal