Soube da prenda inesperada há uns meses, mas só agora é que ela lhe chegou às mãos. Uma «excelente forma de entrar em 2023!»: com um carro novinho em folha e apenas por ter participado, com um único código, no concurso Mudar é Ganhar. Raquel Pousa, 42 anos, não precisou de disfarçar a satisfação. Com o marido e os dois filhos, de 10 e 4 anos, veio de Torres Novas até ao Hospital da Luz Lisboa para receber, diretamente das mãos do diretor executivo do MUDA, Alexandre Nilo Fonseca, do administrador da Luz Saúde Ivo Antão, e do administrador executivo do Hospital da Luz Pedro Líbano Monteiro, a chave de um Renault Clio híbrido novinho em folha. «Este vai ser só para mim. É meu e sou só eu que vou usá-lo», assegura. Agora que o primeiro prémio do Mudar é Ganhar está ali mesmo, à sua frente, Raquel recorda o misto de surpresa e incredulidade com que recebeu o telefonema a anunciar o prémio. «Acha que acreditei? Não senhora. Claro que só podiam estar a brincar comigo! … Levei uma boa meia hora, até aceitar que talvez não fosse uma brincadeira. Depois, pus-me a pensar: de facto, eu tinha usado um código, uns meses antes, neste concurso. Mas foi a única vez e com um só código. Como é que me ia lembrar daquilo?» ‘Aquilo’ aconteceu no dia em que Raquel fez o download da aplicação MY LUZ para aceder mais rapidamente aos resultados de um exame médico da filha . Com esse acesso à app do Hospital da Luz, foi gerado um código para o concurso Mudar é Ganhar, que Raquel usou logo depois de se ter inscrito na plataforma do projeto MUDA. E foi o que bastou para ganhar esta espécie de sorte grande. Hoje, continua a ser cliente regular do Hospital da Luz, que diz ser «o único hospital onde se sente em segurança» para cuidar da sua família. «Vimos de propósito de Torres Novas! E não importa para quê. Venho para cá mesmo se é uma situação de urgência!» Mas acrescenta a isso, hoje, ser «fã absoluta da app do Hospital da Luz. Faço tudo o que posso através do MY LUZ: marco as consultas, pago, tiro as faturas, vejo os exames… É excelente!» Atribuídos cinco mil prémios Esta foi a 4ª edição do concurso Mudar é Ganhar, uma ação promovida pelo MUDA (Movimento Pela Utilização Digital Ativa), através do qual se pretende incentivar a adesão e a utilização de serviços digitais, de forma mais ativa, informada e responsável por parte dos cidadãos. Empresas privadas como a PT, os CTT, a Deloitte, a EDP Comercial, o El Corte Inglés, a Fidelidade, a FNAC ou Galp, e entidades publicas como a Agência para a Modernização Administrativa e a Autoridade Tributária e Fiscal, entre muitas outras, fazem parte, com o Hospital da Luz, do grupo de parceiros do MUDA que aderiram a este concurso, permitindo que, em cada uma das suas edições, sejam atribuídos milhares de prémios a portugueses que utilizam regularmente serviços digitais. Como explicou Alexandre Nilo Fonseca, diretor executivo do MUDA, «ao longo das quatro edições do concurso Mudar é Ganhar já tivemos mais de cinco milhões de portugueses a participar. Só na edição de 2022, demos mais de cinco mil prémios, numa iniciativa que culmina agora com a entrega deste automóvel. E estamos muito contentes por dá-lo a esta família, cliente do Hospital da Luz, que simbolicamente representa bem aquilo que é o objetivo do nosso projeto: tornar a vida dos portugueses mais fácil, ativa e participativa através da utilização do digital». Nilo Fonseca salienta ainda o facto de ter sido, novamente, um código gerado pela utilização da aplicação MY LUZ a receber o primeiro prémio. «Vamos anunciar em breve a 5ª edição do Mudar é Ganhar. E espero que os vossos clientes concorram e continuem a ganhar. Em quatro concursos, demos dois carros a clientes Hospital da Luz. Foi excelente!» Também Pedro Líbano Monteiro, administrador executivo do Hospital da Luz Lisboa, aproveita a cerimónia de entrega deste prémio a mais uma cliente da Rede Hospital da Luz, para destacar a importância do acesso digital à saúde: «É claro que, em saúde, não podemos dispensar nunca a relação humana e presencial. Mas sabemos hoje que há um espaço para estas ferramentas digitais na nossa área, que facilitam o acesso e resultam em melhores serviços às pessoas. No nosso caso, através do MY LUZ, os clientes têm acesso a prescrições, resultados de exames, marcação de consultas, videoconsultas… Tudo isto é ótimo, sobretudo porque facilita a vida das pessoas». E ainda acrescenta: «Se sobre tudo isso, os nossos clientes que usam o MY LUZ conseguem ganhar um carro do MUDA, então é fantástico. Hoje, uma família que é cliente habitual do Hospital da Luz saiu daqui com um presente inesperado e muito satisfeita e reconfortada». O MUDA é um movimento nacional promovido por várias empresas, universidades e associações e pelo Estado Português, que assumem, em conjunto, o compromisso de incentivar a participação dos portugueses no espaço digital e ajudar a tirar partido dos benefícios associados aos serviços digitais, disponibilizados por empresas e pelo Estado. Na 4ª edição 2022 do Concurso Mudar é Ganhar: 1 milhão códigos ativados, no total Mais de 5.700 prémios entregues Códigos ativados por clientes MY LUZ: 74.883 Prémios entregues a clientes MY LUZ: 325 + 1 prémio mensal + Grande Prémio Final.