A organização dos serviços do Hospital da Luz Coimbra e as práticas adotadas para continuar a prestar cuidados de saúde de qualidade com a máxima segurança , em tempos de pandemia de COVID-19, são o mote da reportagem publicada a 17 de novembro pelo Diário de Coimbra. Tal como todas as unidades do grupo Luz Saúde, o Hospital da Luz Coimbra, nas semanas antes do início da pandemia em Portugal, reforçou o seu plano de prevenção e controlo de infeção , bem como a sua equipa de profissionais de saúde e respetiva formação. O hospital “nunca fechou as portas”, manteve sempre a sua atividade clínica e procurou dar as respostas mais adequadas a cada circunstância que fomos vivendo nos últimos meses, “tentando garantir a máxima segurança e, obviamente, a qualidade clínica e assistencial que o caracteriza”, como afirma ao jornal Hugo Raimundo, enfermeiro diretor da unidade. Os clientes do Hospital da Luz Coimbra encontram, nas duas entradas principais, uma zona de triagem sanitária com critérios de avaliação que se repetem também para cada profissional que aqui entra (uso de máscara cirúrgica, desinfeção das mãos, medição da temperatura e questionário breve sobre sintomas), explica Andrea Mesa , médica infeciologista e coordenadora do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos do Hospital da Luz Coimbra. De resto, como lembra Hugo Raimundo, “ há mais vida para além da COVID-19 e as pessoas não podem descurar a sua condição de saúde ”. Os nossos clientes devem, por isso, manter as suas consultas, exames e tratamentos e podem continuar a contar connosco, sem receios. Somos um hospital seguro . Reportagem do Diário de Coimbra