A LUZ 24 – o serviço telefónico gratuito da rede Hospital da Luz para triagem clínica, que funciona pelo número único nacional 217 104 424 (chamada para a rede fixa) – está a celebrar o quarto aniversário e reforçou a sua oferta de serviços. As pessoas que recorrem à LUZ 24, sejam ou não clientes do Hospital da Luz, além de aconselhamento para os seus problemas de saúde urgentes, contam a partir de agora com a possibilidade de solicitar transporte para qualquer um dos Atendimentos Urgentes do Hospital da Luz, seja ambulância ou um veículo dedicado ao transporte de doentes (VDTD). É na LUZ 24 que muitos portugueses têm conseguido encontrar aconselhamento e solução para os seus problemas de saúde mais imediatos. Este serviço é de acesso livre e funciona 24h/dia, 365 dias/ano. É assegurado por uma equipa de enfermeiros que trabalha com base em mais de 100 rigorosos protocolos clínicos, definidos com base nas melhores práticas internacionais. Consoante o caso, a LUZ 24 aconselha e encaminha para os cuidados de saúde mais adequados, nomeadamente: Atendimento Urgente pelos profissionais clínicos de uma unidade do Hospital da Luz (que, à sua chegada, já terão a informação da LUZ 24); Videoconsulta Urgente, logo após a triagem da LUZ 24 e sem necessidade de fazer qualquer marcação; Consulta prioritária, a realizar nas 48 horas seguintes; Consulta ou videoconsulta programada de qualquer especialidade; Autocuidados. O serviço LUZ 24 continua, assim, a ser um serviço com uma proposta de valor única no sector da Saúde: 24h por dia, em 365 dias por ano, os portugueses conseguem por esta via ter cuidados de saúde imediatos.