A LUZ 24 – serviço gratuito do Hospital da Luz, que pode ser acedido através da app MY LUZ ou do número de telefone único nacional 217 104 424 (chamada para a rede fixa) – está a celebrar o seu quinto aniversário e reforçou a sua oferta de serviços. As pessoas que recorrem à LUZ 24, sejam ou não clientes do Hospital da Luz, contam a partir de agora com a possibilidade de adquirir um plano de tratamento, no âmbito do aconselhamento para os seus problemas de saúde urgentes. Nestes primeiros cinco anos: O serviço LUZ 24 realizou mais de 250 mil triagens clínicas, sendo que a maioria das pessoas não precisou de ser encaminhada para o Atendimento Urgente, mas sim para uma das outras opções que a rede Hospital da Luz disponibiliza aos seus clientes – nomeadamente, autocuidados, videoconsulta urgente ou consulta/videoconsulta programada. Todos as pessoas que precisaram de ser encaminhadas para o Atendimento Urgente de uma unidade da Rede Hospital da Luz tiveram a possibilidade de solicitar um serviço de ambulância ou um veículo dedicado ao transporte de doentes (VDTD). Sempre que a situação o justificava, a equipa do Hospital de destino estava preparada para receber o doente. Nos últimos meses, as pessoas que recorrem à LUZ 24 e que apenas precisam de autocuidados são aconselhadas, com base na triagem clínica, a comprar um Plano de Tratamentos (€15) e durante os três dias seguinte têm um acompanhamento diário da sua evolução clínica. O serviço LUZ 24 continua, assim, a ser um serviço com uma proposta de valor única no sector da Saúde: 24h por dia, em 365 dias por ano, os portugueses conseguem por esta via ter cuidados de saúde imediatos. A LUZ 24 não deve ser usada em caso de emergência, em que, em Portugal, tem de ser acionado o serviço 112.