A LUZ 24 – o serviço telefónico de acesso livre da rede Hospital da Luz para triagem clínica – está de parabéns: celebra hoje dois anos de funcionamento e os seus números mostram um crescimento consolidado em termos de procura. É na LUZ 24 que milhares de pessoas, sejam já clientes da rede Hospital da Luz ou não, têm conseguido encontrar aconselhamento e solução para os seus problemas de saúde imediatos. Nestes dois anos de funcionamento, as equipas da LUZ 24 fizeram cerca de 100 mil triagens. Em 2021, aliás, o recurso a este serviço registou um aumento de 25%, relativamente a 2020. A LUZ 24 é um serviço inovador e altamente diferenciado que funciona tanto para adultos como para crianças, 24h por dia e 365 dias no ano, através de um número de telefone único nacional (217 104 424) e de acesso livre. O atendimento também pode ser feito em Inglês, no caso de clientes estrangeiros. A triagem clínica é feita por enfermeiros – seguindo protocolos exigentes e baseados nas melhores práticas internacionais –, que encaminham os casos para os cuidados de saúde mais apropriados e no tempo mais adequado. Em 2021, do total das triagens, mais de metade dos clientes foram encaminhados para Atendimento Urgente (imediato ou a curto prazo) e os restantes para videoconsultas, consultas prioritárias, consultas programadas ou orientação para autocuidados. Além da triagem clínica, o serviço está também disponível para esclarecer dúvidas prévias ou posteriores a exames ou intervenções. O serviço da LUZ 24 tem a Direção Clínica de Betânia Ferreira , médica especialista em Medicina Interna, cabendo ao enfermeiro Cláudio Ferreira a coordenação da equipa de enfermeiros. Estes trabalham em articulação com as equipas dos serviços de Atendimento Urgente dos hospitais e clínicas da rede Hospital da Luz e do Contact Center Geral. Os nossos clientes podem continuar a contar com a LUZ 24.