A LUZ 24 , um serviço de triagem clínica por telefone da rede Hospital da Luz , que atende e faz o encaminhamento adequado dos casos mais urgentes de adultos, funciona também, a partir de 21 de setembro, para crianças e jovens até aos 18 anos . A LUZ 24 funciona através do número único nacional 217 104 424 (também para clientes estrangeiros que falem inglês). Antes de se deslocarem ao Atendimento Urgente, por exemplo, os clientes têm esta possibilidade de ligar à LUZ 24, um serviço assegurado por uma equipa disponível 24h por dia e que os encaminha para o canal mais apropriado e no tempo mais adequado. Se for necessário irem ao hospital e quando lá forem recebidos, os nossos profissionais já estão a par da situação clínica. A LUZ 24 é um serviço diferenciador em Portugal, a funcionar desde o início de 2020, que pretende dar uma resposta cada vez mais completa a todos os clientes que procuram os serviços e os profissionais de saúde das unidades da rede Hospital da Luz. Quem são e como atuam as nossas equipas: As equipas de triagem são constituídas por enfermeiros com vasta experiência. A triagem é feita segundo protocolos baseados nas melhores práticas internacionais ; Os clientes podem ser encaminhados para Atendimento Urgente, videoconsulta, consulta prioritária ou consulta programada, autocuidados (incluindo sintomas de covid-19) , entre outros canais. O serviço está igualmente disponível para esclarecer dúvidas prévias ou posteriores a exames/intervenções (como preparações para exames e acompanhamento pós-exames, pós-cirurgia e pós-internamento, entre outras). Agora, já não precisa de adiar cuidados urgentes: pode sempre ligar para a LUZ 24, com comodidade e toda a segurança clínica. A LUZ 24 não deve, porém, ser usada em situações de emergência – em que tem de ser acionado, antes, o serviço 112.