A rede Hospital da Luz reorganizou a sua oferta de cuidados em todos os seus Hospitais e Clínicas, respondendo ao pedido feito nesse sentido pela Direção Geral da Saúde / Ministério da Saúde, com o objetivo de enfrentar esta pandemia de forma concertada com as autoridades sanitárias nacionais. Esta reorganização da Rede Hospital da Luz já foi transmitida à Direção Geral da Saúde (DGS), com referência específica à capacidade instalada dos nossos Hospitais para a resposta a doentes com COVID-19 nas suas diversas fases da doença. Em termos gerais, esta reorganização determina que o Hospital da Luz Lisboa assumirá o diagnóstico e tratamento de doentes com COVID-19, e continuará a garantir, em absoluta segurança, a continuidade do diagnóstico e tratamento dos restantes doentes sem COVID-19 , através da separação integral e rigorosa dos seus circuitos hospitalares. Para este efeito, o Grupo Luz Saúde informou formalmente a DGS que o Hospital da Luz Lisboa dispõe de capacidade de resposta integral a todas as necessidades dos doentes COVID-19, nomeadamente: 61 camas de internamento (das quais, 30 com ventilação invasiva), incluindo 8 camas de internamento pediátrico, das quais, 3 a 4 com ventilação invasiva Resposta integral ao seguimento e parto de grávidas atualmente em seguimento no Hospital da Luz Lisboa com COVID-19, incluindo gabinete de consulta, duas salas de parto e uma de cesarianas, bem como o respetivo apoio de neonatologia Uma sala de bloco para cirurgia de urgência e eletivas urgentes Uma sala para exames especiais de gastrenterologia Uma sala de hemodinâmica (por exemplo, para cateterismos cardíacos ou angioplastias) Área de Imagiologia dedicada para exames de tomografia computorizada (TAC), ressonância magnética (RM), raio-x e ecografia Apoio de cuidados paliativos para doentes em fase terminal e suas famílias. A restante Rede Hospital da Luz (hospitais e clínicas) manter-se-á dedicada à resposta aos cuidados de saúde gerais apenas à população de doentes sem Covid-19. A rede Hospital da Luz coloca ainda à disposição dos seus clientes, constituindo fatores de distintivos da sua rede: A Linha LUZ 24, com novos algoritmos de triagem para doentes com e sem COVID-19, que permitirá aos clientes (excluindo os pediátricos) só virem ao atendimento urgente quando estritamente necessário. Sendo clinicamente adequado, poderão ainda aceder, através desta Linha, a uma videoconsulta não programada sem sair de casa. Um Centro Clínico Digital em pleno funcionamento que permite garantir, em segurança para profissionais e doentes, a realização de videoconsultas a doentes com sintomatologia respiratória simples (após triagem na Linha LUZ 24), monitorização a doentes com COVID-19 em autocuidados, e consultas de seguimento de doentes em mais de 30 especialidades (consultas programadas). A reorganização da Rede Hospital da Luz teve na base os seguintes princípios orientadores: Assegurar que os doentes seguidos na Rede Hospital da Luz mantêm inalterada a resposta de que precisam ao nível de toda a atividade urgente e eletiva urgente: Grávidas (seguimento, incluindo diagnóstico pré-natal e parto) Cirurgias urgentes e eletivas com caráter prioritário (nomeadamente, cirurgia oncológica) Tratamentos oncológicos Reavaliações pós-operatórias Exames, consultas ou tratamentos inadiáveis de acordo com critérios de avaliação de prioridade estritamente clínicos pelo médico assistente (vigilância de doenças crónicas, diagnósticos urgentes para doenças graves, entre outras situações similares) Maximizar a segurança no atendimento a adultos com imunidade comprometida, nomeadamente os doentes oncológicos, doentes crónicos de risco elevado, grávidas de alto risco, através do funcionamento clinicamente coordenado de toda a Rede Hospital da Luz e mediante rigorosa triagem clínica realizada pelos médicos assistentes. Condicionar, mantendo o funcionamento a atividade eletiva não urgente, de modo a cumprir medidas para conter a propagação da doença, designadamente evitando a concentração de pessoas em salas de espera e em circulação nas unidades. Garantir o apoio ao Serviço Nacional de Saúde de forma eficaz e sempre coordenada com a Direção Geral da Saúde / Ministério da Saúde. Neste sentido, e por forma a garantir a prossecução eficaz destes objetivos, foram implementadas as seguintes medidas: A segmentação da Rede de acordo com as condições existentes ao nível das suas infraestruturas, para efeitos de separação integral e eficaz de circuitos COVID e não-COVID, por forma a manter a segurança dos profissionais e dos doentes. A implementação de sistemas de triagem primária (pré-admissão) para todas as pessoas que entrem nas unidades da rede Hospital da Luz (doentes, acompanhantes de referência, colaboradores e fornecedores) em todas as entradas das unidades por forma a garantir a efetividade da separação de circuitos. A suspensão do direito a visitas e à presença de acompanhante, com exceção de crianças internadas, doentes em fase terminal e grávidas (um acompanhante, de preferência um perfil com capacidade cuidadora, sujeito a triagem inicial e que não pode entrar e sair do hospital durante o período de internamento). Nos casos com justificação clínica (definida pelo médico assistente ou, na sua ausência, pela enfermeira responsável do turno) será permitida a presença de cuidador identificado. Adicionalmente, a rede de Atendimentos Urgentes em todas as Unidades da rede Hospital da Luz foi também sujeita a uma reorganização profunda, destacando-se o Hospital da Luz Lisboa como o único atendimento urgente 24 horas por dia na área metropolitana de Lisboa, com capacidade de assegurar resposta integral a doentes com COVID-19 e sem COVID-19 através de entradas separadas no edifício. O atendimento ambulatório em toda a Rede Hospital da Luz está igualmente sujeito a novas regras, devendo todas as marcações de novas consultas e exames serem feitas preferencialmente através do site hospitaldaluz.pt ou da app MY LUZ. Apela-se, por isso, a todos aqueles que precisem de dirigir-se a uma das unidades da Rede Hospital da Luz que confirmem, previamente, através do site hospitaldaluz.pt, as opções de agendamento que estão disponíveis, bem como que serviços de atendimento urgente, e em que horários e condições, estão a funcionar. Finalmente, e porque a segurança dos nossos profissionais é uma prioridade absoluta em qualquer caso e, no contexto da pandemia que estamos a viver, também uma condição fundamental para garantir a continuidade da prestação de cuidados aos nossos doentes com qualidade e segurança, o Grupo Luz Saúde implementou uma Linha de Apoio ao Colaborador em funcionamento numa base 24/7. Esta Linha de Apoio dá suporte permanente a todos aqueles que diariamente estão na prestação de cuidados, para que o façam com a máxima segurança e a maior confiança. A abrangência desta linha vai do esclarecimento de questões clínicas ao apoio psicológico aos nossos profissionais. Chama-se ainda a atenção que, a cada momento, este plano de reorganização da Rede Hospital da Luz poderá ser ajustado em função da evolução da própria pandemia. E pressupõe sempre o cumprimento das diretrizes da Direção Geral da Saúde e do Ministério da Saúde. Agradecemos a todos os nossos doentes e clientes a confiança na rede Hospital da Luz e desejamos que todos possam passar este momento com a confiança e tranquilidade possíveis. Mais do que nunca estaremos o seu lado. Lisboa, 26 de março de 2020