Estomatologista David Ângelo publica artigo em revista da especialidade

O Journal of Cranio-Maxilo-Facial Surgery, revista de referência na área da cirurgia oral maxilo-facial, publicou um artigo científico do qual é primeiro autor David Ângelo, médico estomatologista do Hospital da Luz Setúbal.

O artigo resulta de um estudo pré-clínico sobre a articulação temporomandibular – o local onde a mandíbula (maxilar inferior) se articula com o osso temporal (do crânio). Trata-se de uma articulação complexa, a mais usada pelo corpo humano e, em caso de disfunção, a sua movimentação causa dor intensa aos doentes, os quais ficam incapazes, nos casos mais severos, de falar e mastigar, podendo ser necessário remover o disco articular. David Ângelo procura nas suas investigações encontrar um biodisco que possa ser usado para regenerar um novo disco nesta articulação.

No estudo agora publicado – randomizado, com duas fases e com grupo de controlo de cirurgia placebo –, foram comparadas duas técnicas cirúrgicas para tratamento da disfunção da articulação temporomandibular e avaliou-se o impacto morfofuncional dessas técnicas, ensaiadas em modelo animal. 

Intitulado ‘Effects of bilateral discectomy and bilateral discopexy on black Merino sheep rumination kinematics’, o trabalho foi elaborado por David Ângelo (na foto, o segundo a contar da esquerda) e outros especialistas nacionais e estrangeiros.

Leia o resumo do artigo na PubMed