Estudos de casos do Hospital da Luz premiados

Dois estudos de casos de doentes com cancro digestivo seguidos no Hospital da Luz Lisboa e no Hospital Beatriz Ângelo (HBA) foram premiados no 13.º Congresso Nacional do Cancro Digestivo, que decorreu a 13 e 14 de outubro, em Albufeira.

‘Quimioterapia preoperativa para carcinoma do pâncreas localmente avançado’, de João Pedro Moreira Pinto, interno do 3.º ano de oncologia médica no HBA, foi classificado como o melhor trabalho na área de cancro do pâncreas. A comunicação de Pedro Simões, médico interno do 1.º ano de oncologia médica no HBA, sobre ‘Cancro gástrico positivo para HER2’, foi considerada a segunda melhor entre as apresentadas ao congresso. Em ambos os casos, os trabalhos basearam-se em casos de doentes seguidos no Centro de Oncologia do Hospital da Luz Lisboa e no Departamento de Oncologia do HBA, dirigidos por José Luís Passos Coelho.

O congresso nacional do cancro digestivo é organizado anualmente pelo Grupo de Investigação do Cancro Digestivo (GICD), que se dedica à investigação nesta área, bem como à sensibilização da população com informação sobre este tipo de tumores. As novas abordagens terapêuticas no cancro gástrico, tumores neuroendócrinos, cancro colorretal e cancro do cólon, além da imunoterapia nos tumores do aparelho digestivo, foram alguns dos temas em debate neste congresso.