Hospital da Luz Lisboa já colocou 200 doentes em ensaios clínicos

O Hospital da Luz Lisboa acaba de atingir um novo marco na sua história, com a colocação do 200.º doente em ensaios clínicos. Estes doentes puderam, assim, aceder a medicamentos experimentais em diversas áreas terapêuticas.

A participação em ensaios clínicos é uma das prioridades do Grupo Luz Saúde, pois permite o acesso a novos tratamentos ainda não disponíveis no mercado, além de contribuir para aumentar o conhecimento médico. No Hospital da Luz Lisboa, investigadores de várias especialidades – nomeadamente, Oncologia, Medicina Interna, Neurologia, Endocrinologia e Gastrenterologia – e respetivas equipas (cerca de 40 elementos, entre enfermeiros, técnicos, farmacêuticos e outros profissionais) contribuem diariamente para melhorar a prevenção, o diagnóstico e os cuidados de saúde prestados.

A promoção de ensaios clínicos e o apoio às respetivas equipas são desenvolvidos pelo Centro de Investigação do Hospital da Luz Learning Health, empresa do Grupo Luz Saúde dedicada à formação avançada de profissionais, investigação translacional e inovação, nas áreas da prestação e gestão de cuidados de saúde. Desde 2009, já foram apoiados cerca de cem ensaios clínicos nas unidades do grupo, envolvendo mais de 300 doentes, que puderam usufruir de terapêuticas com potencial inovador.

Na foto em cima, a equipa do Centro de Investigação do Hospital da Luz Learning Health no Hospital da Luz Lisboa: da esquerda para a direita, Carlota Lucena, Rita Eça, Vera Vilar, Inês Matos e Filipa Nunes.