Hospital da Luz associa-se ao Dia Europeu e à Semana Mundial dos Antibióticos

As unidades da rede Hospital da Luz associam-se ao Dia Europeu dos Antibióticos, que este ano se assinala a 15 de novembro, e à Semana Mundial dos Antibióticos (13 a 19 de novembro), com a realização de diversas ações de sensibilização e formação dirigidas aos profissionais de saúde e ao público em geral.

O Dia Europeu dos Antibióticos – que este ano se celebra pela décima vez – é uma iniciativa do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (European Centre for Disease Prevention and Control, ECDC), a agência da União Europeia para a área da saúde. As cerimónias oficiais vão decorrer em Bruxelas, a 15 de novembro. Já a Semana Mundial dos Antibióticos é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), englobando o Dia Europeu.

Ambas as datas têm por objetivo sensibilizar a população para uma utilização correta dos antibióticos – o que é uma responsabilidade de todos, desde os cidadãos aos profissionais de saúde envolvidos na sua prescrição e distribuição, a nível humano e animal –, contribuindo assim para a diminuição da resistência das bactérias a estes medicamentos. Se nada for feito entretanto, estima-se que em 2050 morram 10 milhões de pessoas em todo o mundo com infeções causadas por bactérias resistentes. 

Os antibióticos são medicamentos destinados ao tratamento de infeções causadas por bactérias, não atuando sobre infeções causadas por vírus (como é o caso das constipações e da gripe).

Saiba mais sobre os antibióticos e o que todos devemos fazer para reduzir as bactérias resistentes.