Hospital da Luz Lisboa realiza 3º Simpósio de Anestesia

O Departamento de Anestesiologia do Hospital da Luz Lisboa realiza, no próximo dia 30 de setembro, o seu 3º Simpósio de Anestesia. Depois das edições anteriores em que se debateu a anestesia em cirurgia hepatobiliar e pancreática (2013) e na cirurgia robótica (2015), o desafio desta vez é discutir o tema da anestesia ‘à medida’ do doente e até que ponto esta deve ser monitorizada.

«A questão é saber como podemos conciliar a segurança dos procedimentos com o bem-estar do doente específico. Enquanto para a segurança há todo um conjunto de guidelines, para o bem-estar de um doente em particular temos de monitorizar e atender às suas especificidades. Só quando conseguimos respeitar regras e protocolos e, simultaneamente, atender às caraterísticas únicas de cada indivíduo, conseguiremos qualidade», salienta Cristina Pestana, médica anestesiologista e coordenadora adjunta do Departamento de Anestesiologia do Hospital da Luz Lisboa, que dirige a comissão organizadora deste simpósio.

Durante um dia inteiro, na sala multiúsos das Casas da Cidade de Lisboa (edifício contíguo ao Hospital da Luz), médicos da especialidade, enfermeiros e outros profissionais de saúde, incluindo estudantes, terão oportunidade de ouvir 21 especialistas portugueses e estrangeiros com vasta experiência nesta área, bem como de discutir casos clínicos.

O 3º Simpósio de Anestesia do Hospital da Luz Lisboa tem o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA) – cuja presidente, Rosário Órfão, fará a conferência inaugural, intitulada ‘Ver para além dos olhos ou como o anestesiologista não é um super-herói com superpoderes’. Jan Poelaert (diretor do Departamento de Anestesiologia do Hospital Universitário de Bruxelas), Pedro Amorim (chefe do serviço de Anestesiologia, Cuidados Intensivos e Emergência do Hospital de Santo António, no Porto), Clara Lobo (Hospital da Prelada, Porto) e Albert Dahan (diretor do Centro Médico e Universitário de Leiden, na Holanda) serão outros oradores. A conferência de encerramento estará a cargo de Marc Iravani, do UCLA Medical Center (EUA).

Inscrições e programa