Investigação do ortopedista Paulo Rego em destaque na revista da especialidade

O Journal of Bone & Joint Surgery (American) a revista de ortopedia com fator de impacto científico mais elevado a nível mundial em 2016/2017, publicou um trabalho de Paulo Rego (coordenador do serviço de ortopedia do Hospital da Luz Lisboa) e Vasco Mascarenhas (coordenador da unidade de imagem músculo-esquelética da mesma unidade) sobre a vascularização arterial da cabeça do fémur. A investigação – intitulada ‘Arterial Topographic Anatomy Near the Femoral Head-Neck Perforation with Surgical Relevance’ – foi selecionada como “Editor’s choice” do mês de julho.

A topografia das pequenas (milimétricas) artérias que nutrem a cabeça do fémur é um dos aspetos mais relevantes na cirurgia de preservação da articulação da anca, tanto na artroscopia como em técnicas cirúrgicas reconstrutivas biológicas mais avançadas em crianças e adolescentes. A investigação publicada estabelece pela primeira vez a localização exata destas estruturas vasculares em profundidade em relação à cartilagem de revestimento da cabeça femoral e permite, de forma significativa, diminuir o risco de lesão da rede vascular arterial durante aqueles procedimentos cirúrgicos. «Os detalhes descritos no estudo conduzido pelo Dr. Rego ajudarão os artroscopistas da anca, no presente e no futuro, a tratarem de forma mais segura as lesões do labrum e da cartilagem associados ao conflito femoroacetabular», salienta Marc Swiontkowski, editor da revista.

O artigo e respetivo comentário do editor foram publicados na edição de 19 de julho de 2017 do Journal of Bone & Joint Surgery (American).

Leia o resumo do trabalho e o comentário do editor.