Tratamentos da cantora Rebeca no Hospital da Luz em reportagem da SIC

A SIC acompanhou uma das sessões de radioterapia que a cantora Rebeca está a realizar no Hospital da Luz Lisboa para tratamento de cancro da mama. A reportagem foi emitida no programa ‘Dr. Saúde’ de 5 de junho, que teve por tema a quimioterapia e a radioterapia, os tratamentos oncológicos mais comuns. 

Na reportagem, Telma Antunes, médica de radioterapia do Hospital da Luz Lisboa, explicou a abordagem habitual que a unidade faz a estes casos: «Quando o cancro é diagnosticado, o caso é discutido numa reunião multidisciplinar, em que participam os colegas de oncologia, anatomia patológica, imagiologia, cirurgia, radioterapia e de enfermagem. A estratégia de tratamento é delineada em função da forma como o tumor se apresenta». A cantora de 38 anos, que aos 30 já foi tratada a um cancro da tiroide, contou que, após a cirurgia, fez 16 sessões de quimioterapia, estando agora a realizar 20 sessões de radioterapia – um tratamento «para reduzir o risco de a doença reaparecer», acrescentou Telma Antunes.

Este é «um testemunho inspirador de como se pode lidar de forma positiva com o cancro e os tratamentos», como afirmou Pedro Lopes, apresentador do ‘Dr. Saúde’, e «aproveitando a visibilidade que Rebeca tem para passar uma mensagem de conforto e de esperança a todas as mulheres que passam pelo mesmo».

Veja a reportagem (entre os minutos 16 e 20)