Hospital da Luz Setúbal lança Encontros de Medicina Geral e Familiar

O Hospital da Luz Setúbal vai realizar, no próximo dia 5 de abril, a primeira edição dos Encontros de Medicina Geral e Familiar (MGF), destinado a médicos e internos desta especialidade. A iniciativa, que terá periodicidade anual, é a concretização de uma aspiração antiga da equipa do Hospital da Luz Setúbal, como explica o seu diretor clínico, José Ferreira Santos: «Há muito que queríamos instituir uma reunião de médicos de MGF, na qual fosse possível promover a articulação e o debate entre pares».

Pretende-se que seja «uma reunião inclusiva, com temas transversais a várias áreas, discutidos de forma relativamente informal e interativa, com base em casos clínicos», acrescenta José Ferreira Santos. A organização deste 1.º Encontro de Medicina Geral e Familiar é da equipa do Serviço de MGF do Hospital da Luz Setúbal, coordenado por Paula Dias.

O programa inclui algumas das situações clínicas mais frequentes em MGF – como doença do refluxo gastroesofágico, dor crónica, interpretação das provas de função respiratória, nódulo da tiroide e síndromes para-neoplásicos, infeções cutâneas, avaliação da função cardíaca, hipertrofia benigna da próstata e dor lombar. «Cada um dos painéis de discussão terá, além de um orador convidado, vários moderadores que dinamizarão os debates, sempre que possível também com base em casos clínicos», explica Paula Dias. Assim, estão previstas intervenções de médicos das especialidades de gastrenterologia, anestesiologia, pneumologia, cirurgia geral, endocrinologia, oncologia, dermatologia, cardiologia, urologia e neurocirurgia.

No encerramento, a presidente da comissão executiva da Luz Saúde, Isabel Vaz, desafiará os presentes com uma intervenção que terá por mote ‘Ambicionar uma Medicina de Excelência – Desafiar o Presente, Projetar o Futuro’.

 

Programa e inscrições