Hospital da Luz Lisboa realiza primeira cirurgia ginecológica robótica

Uma equipa liderada pelo cirurgião geral Paulo Roquete e pela médica ginecologista Filipa Osório realizou, no passado dia 9 de maio, a primeira cirurgia ginecológica robótica no Hospital da Luz Lisboa.

A doente operada, com 40 anos, sofria de obesidade mórbida e dor pélvica crónica por adenomiose. Foi-lhe realizado, em simultâneo, um bypass gástrico, uma colecistectomia (remoção da vesícula biliar) por litíase e uma histerectomia total (remoção do útero). Não se registaram complicações pós-operatórias e a doente teve alta ao terceiro dia.

A cirurgia robótica é um tipo de cirurgia minimamente invasiva em que são usados dispositivos robotizados controlados pelo cirurgião. As suas características técnicas aumentam a segurança dos procedimentos e potenciam as vantagens que a cirurgia minimamente invasiva convencional tem para os doentes.

A equipa que realizou esta cirurgia foi integrada por Marta Magro, João Alves, Catarina Mendes, Filipa Osório, Natacha Carvalho, Paulo Roquete, José Manuel Passos, Carla Sanches (todos na foto em cima, da esquerda para a direita) e Pedro Assis.