Imagiologia da Luz Saúde premiada e com forte participação no Congresso de Radiologia

Imagiologia Luz Saúde premiada Congresso Radiologia

O XIV Congresso Nacional de Radiologia – o mais importante encontro nacional de especialistas desta área, que decorreu em Albufeira, entre 16 e 19 maio – registou uma forte participação de profissionais de Imagiologia do Grupo Luz Saúde, quer através da apresentação de trabalhos, quer na moderação de debates. 

Tórax e pediatria foram as grandes áreas temáticas deste congresso, com a habitual organização da Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear, presidida por Filipe Caseiro Alves (diretor clínico da Idealmed Unidade Hospitalar de Coimbra, recentemente adquirida pela Luz Saúde). 

Estiveram em evidência, na apresentação de trabalhos científicos, os médicos radiologistas Hugo Marques, Rosana Santos, Carla Saraiva, Isa Martins, Belarmino Gonçalves e Carina Ruano e o médico ortopedista Paulo Rego, todos da Luz Saúde. Os médicos Luís Gargaté, Vasco Mascarenhas, Hugo Marques, Rosana Santos, Carla Saraiva e Alfredo Gil Agostinho tiveram ainda uma participação ativa na moderação de painéis de discussão. 

Este congresso integrou o programa científico da Associação de Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear (ATARP), orientado para a imagem diagnóstica e terapêutica cardíaca, pulmonar, óssea e pediátrica – e registou também, por isso, uma forte participação de técnicos de Imagiologia da Luz Saúde. Fábio Cruz foi orador convidado, tendo feito uma comunicação sobre aspetos técnicos da tomografia computorizada (TC) cardíaca, e Tiago Castela falou de ‘Ressonância magnética de corpo inteiro.

Destaque, finalmente, para a comunicação ‘TC Tórax Rastreio - Uma nova abordagem ao cancro do pulmão’ (em cima, na foto), que recebeu o prémio de melhor trabalho apresentado no congresso, nas sessões Radiographers. Os autores são Andreia Bernardo e Otília Fernandes – respetivamente, técnica e médica responsáveis pela unidade de imagem do pulmão do Hospital da Luz Lisboa –, coadjuvados pelos técnicos Fernando Gonçalves, Susana Cândido e Patrícia Silva, todos da mesma unidade. Andreia Bernardo foi, por isso, contemplada com a entrada como membro da Sociedade Europeia de Radiologia (ESR, na sigla inglesa) e inscrição no respetivo congresso, em 2019.