Nova Consulta de Apneia de Sono e Insuficiência Respiratória

Nova Consulta de Apneia de Sono e Insuficiência Respiratória

O Hospital da Luz Clínica do Porto tem agora disponível a consulta de Apneia do Sono e Insuficiência Respiratória.

A insuficiência respiratória é uma consequência de várias doenças que interferem com a capacidade de respirar e em que funções do organismo como o fornecimento de oxigénio e a capacidade de eliminar dióxido de carbono do sangue não se realizam de forma adequada. Esta condição surge de problemas que podem afetar diretamente o pulmão ou os músculos, nervos, ossos e tecidos que ajudam na respiração. Pode surgir de forma súbita ou então lentamente, com uma evolução ao longo de meses ou mesmo anos – como, por exemplo, na doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e na insuficiência cardíaca, que impede a realização de simples atividades da vida diária, como subir escadas sem sentir falta de ar.

O tratamento da insuficiência respiratória depende da sua causa, da evolução e da gravidade. No caso da pneumonia e da asma, aplicam-se de imediato tratamentos específicos. Na insuficiência respiratória crónica, o tratamento deve ser feito diariamente para controlar o problema de base e com vista ao alívio dos sintomas. A cessação tabágica e a vacinação são também importantes na prevenção da progressão da doença.
Os distúrbios do sono estão, por outro lado, também muitas vezes associados a alterações do padrão respiratório, que interferem com a ventilação e com a troca de gases, podendo ampliar a gravidade da doença.

Nas situações em que o nível de oxigénio é baixo, este deve ser normalizado com oxigénio suplementar: neste caso, os doentes precisam de suporte ventilatório, através de dispositivos (ventiladores) que aumentam a pressão quando se desencadeia o esforço inspiratório. Mas os recentes avanços tecnológicos permitiram desenvolver equipamentos e formas de tratamento que permitem cada vez maior conforto a estes doentes.

Na consulta de Apneia de Sono e Insuficiência Respiratória do Hospital da Luz Clínica do Porto, com diagnóstico e tratamento específico atempado, além da adequada monitorização da evolução e da resposta ao tratamento, pretende-se otimizar a função pulmonar e melhorar a qualidade de vida destes doentes.

Para mais informações ou marcação de consulta, contacte-nos através do número de telefone 226 150 600.