Cirurgia inovadora de Alcindo Silva para tratar lesão do joelho divulgada a nível mundial

Cirurgia inovadora Alcindo Silva lesao joelho

Uma técnica cirúrgica inovadora desenvolvida por Alcindo Silva, médico ortopedista do Hospital da Luz Arrábida, para tratar uma das lesões no joelho mais frequentes nos desportistas acaba de ser publicada numa das maiores plataformas mundiais de divulgação de procedimentos cirúrgicos. A plataforma é a VuMedi e a iniciativa de publicação foi da Zimmer Biomet, empresa multinacional de produtos e tratamentos da área da saúde musculoesquelética.

A técnica em causa é relativa à reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho, problema muito frequente nos jogadores de futebol, por exemplo. Das várias vantagens desta técnica desenvolvida por Alcindo Silva, que é especialista em doenças do joelho, destacam-se a utilização de só um tendão dos isquiotibiais (músculos localizados na região posterior da coxa) e a fixação com botões. Isto permite maior rigidez da fixação e a diminuição do risco de laxidez residual. 

Veja aqui o filme de uma cirurgia em que esta técnica foi aplicada.

Além disso, a Zimmer Biomet publicou uma brochura com a descrição e requisitos da técnica, bem como dos casos em que pode ser usada e quais as contraindicações a ter em conta, a qual pode ser consultada aqui.