Cirurgia laser para tratar lesões e tumores da boca, faringe e laringe

Cirurgia laser tumores da boca faringe laringe

O Hospital da Luz Arrábida dispõe atualmente de laser CO2 para a realização de cirurgias oncológicas e não oncológicas de otorrinolaringologia. Esta técnica permite tratar os doentes com lesões e tumores da boca, faringe e laringe de acordo com as melhores práticas e com múltiplas vantagens em comparação com a cirurgia convencional (aberta), sem amputação de órgãos ou perda de funções vitais.

Com efeito, através desta técnica transoral com utilização de laser CO2, evita-se a traqueotomia (orifício no pescoço para respirar) e preservam-se, assim, estruturas musculares e nervosas e funções vitais – como capacidade de respirar, de falar e de deglutir.

A cirurgia transoral laser em Otorrinolaringologia é atualmente a mais indicada para um vasto leque de patologias da boca, faringe e laringe: lesões benignas (como papilomas, edemas de Reinke, laringocelos, quistos, pólipos, granulomas, tumores benignos e paralisia bilateral das cordas vocais), lesões pré-malignas (leucoplasias e eritroplasias) e tumores malignos em estádios iniciais (T1, T2 e alguns casos de T3).

Entre as grandes vantagens da cirurgia transoral laser, deve-se ainda salientar o facto de registar uma taxa de complicações inferior à da cirurgia externa, a ausência de cicatrizes e a cicatrização interna espontânea (evitando, assim, a necessidade de cirurgia reconstrutiva). É também repetível (ou seja, o doente poder ser de novo operado com cirurgia laser) e o período de internamento necessário é de apenas um a três dias. Finalmente, favorece uma boa reabilitação da voz e da deglutição (tornando mais rápida e fácil a reinserção social, familiar e profissional) e permite iniciar mais precocemente outros tratamentos que se tornem necessários, como a radioterapia.

No Hospital da Luz Arrábida, esta técnica cirúrgica é realizada pela equipa do médico otorrinolaringologista João Vaz Fernandes – especialista que desempenha igualmente funções no Hospital da Luz Clínica do Porto.

Para marcação de consulta, contactar o Hospital da Luz Arrábida através do número 223 776 800.